Censo Larp

FAQ

O que é larp?

Larp ou LARP é um acrônimo que significa Live Action Role Playing. Algumas pessoas pensam em larp como um esporte, alguns como um hobby, alguns como um meio de expressão e alguns como uma forma de arte.

Participar de um larp significa que você vai representar um personagem — que pode ser um zumbi desorientado ou alguém muito parecido com você de verdade — com outras pessoas fazendo o mesmo. A experiência toda é concebida e orientada por alguém ou um grupo que pode ou não também representar personagens durante o evento. Raramente há um roteiro detalhado a seguir como numa encenação teatral. Esta representação improvisada é realizada para a sua satisfação pessoal e a de seus companheiros de representação (roleplay); larp não é destinado a uma audiência passiva, sem participação na narrativa.

Larp pode ter muitos nomes, e muitas instânicas dele apareceram na história mundial. Ele parece estar em um ressurgimento global, com comunidades de larp em muitos países diferentes.

Por que um censo global?

Embora alguns países tenham estimativas aproximadas de sua população envolvida com larp, não houve um censo abrangente entre aqueles que se auto-identificam como larpers nesta escala. Nós realmente queremos mensurar a todos que praticam larp, praticaram e querem praticar.

As informações que adquirirmos serão compartilhadas publicamente para que pesquisadores possam analisar os dados e tirar conclusões que, esperamos, aumentem a quantidade e a qualidade de larps ao redor do globo.

Privacidade

Nunca iremos divulgar, fornecer ou repassar seu endereço de email.

Se você optar por fornecer o seu endereço de email, ele só será usado muito moderadamente para notificá-lo sobre o censo.

Se você fornecer endereços de email para outras pessoas que possam estar interessadas no censo, vamos enviar-lhes emails imediatamente. Nós não iremos armazenar esses endereços de e-mail. Para evitar que sejam enviados muitos e-mails com repetidos convites para completar o censo, armazenamos uma cópia criptografada (cryptographically hashed) desses endereços de email. Não é possível para nós ou qualquer outra pessoa recuperar os endereços de email originais depois de terem sido criptografados.

É este um empreendimento acadêmico ou comercial?

Apesar de estarmos em consulta com pesquisadores de larp em todo o mundo a respeito de nossa metodologia, este censo não é patrocinado por nenhuma instituição ou publicação acadêmica. O censo não é uma empresa comercial, e todos os resultados serão compartilhadas gratuitamente.

O que vocês vão fazer com os resultados do censo?

Depois que o censo terminar, vamos liberar os dados sob uma licença Creative Commons não comercial. Qualquer pessoa poderá acessar, revisar e utilizar os dados, desde que não seja vendido comercialmente. Estes dados serão isentos de informações de identificação. Se possível, uma análise dos dados será publicada em uma revista acadêmica. Nós também podemos pedir ajuda na a análise dos dados para partes interessadas.

Vocês vão fazer isso de novo e, se sim, quando?

Sim, esperamos repetí-lo, em poucos anos, para acompanhar as mudanças no larp em todo o planeta.

Quem são vocês?

Aaron Vanek vive em Los Angeles e tem praticado larp há quase 30 anos. Ele escreveu e publicou um ensaio sobre a arte do larp intitulado "Cooler Than You Think: Understanding Live Action Role Playing" (Mais Legal do que Você Pensa: Entendendo Live Action Role Playing, a ser publicado em português pelo NpLarp), que está disponível como um download gratuito em PDF aqui . Ele é um membro fundador da Live Game Labs e Diretor Executivo da Seekers Unlimited, uma organização sem fins lucrativos que utiliza larp para a educação. Editou as edições de 2012 e 2013 do Wyrd Con Companion Books com Sarah Lynne Bowman, Ph.D.

Ryan Paddy vive na Nova Zelândia e tem praticado larp por 25 anos. Sua edição do artigo Live action role-playing game na Wikipedia levou ao seu reconhecimento com o status Good Article. Ele é fundador e membro do comitê da New Zealand Live Action Role Playing Society.

Você pode nos encontrar em www.facebook.com/larpcensus ou pelo e-mail aaron@larpcensus.org ou ryan@larpcensus.org.

Gostaríamos de agradecer especialmente a todos que generosamente contribuíram para analisar e traduzir o Censo Larp antes do seu lançamento: Fatima AbdulKarim, Teresa Axner, Whitney "Strix" Beltrán, Rafael Bienia, Sarah Lynne Bowman, Nat Budin, Baptiste Cazes, Jan Černý, Krzysztof M. Chmielewski, Gilles Cruyplants, Karol Cydzik, Elin Dalstål, Amber Eagar, Luiz Falcão, the LARP Academia list, Ajit George, Olga Gontarczyk, Malcolm Harbrow, J. Tuomas Harviainen, Karijn van der Heij, Nathan Hook, Björn-Ole Kamm, Taisia Kann, Ярослав Kot, Gabriele Manganello, Diana Mancia, Marissa Minna Lee, Alexander Miroforides, Michał "Saladyn" Misztal, Yukiko Mochizuki, Suus Mutsaers, Jihyun Park, Stephanie Pegg, Nikola Reitz, Tapani Ronni, Ola Rønning, Christopher Sandberg, Kryštof Šámal, Tatiana Shutova, Jaakko Stenros, Evan Torner, Steve Vig, Olga Vorobyeva, Josefin Westborg, Mike Young.